Novartis financia ensaios clínicos de teste da Cepheid

sábado, 16 de outubro de 2010

Através de um press release, a Cepheid anunciou uma colaboração com a Novartis na área da Hematologia Oncológica. O teste Xpert BCR-ABL Monitor da Cepheid já em comercialização na Europa poderá ajudar na gestão de doentes com Leucemia mielóide crónica cromossoma de filadelfia positivo (o PR não indica de que forma). No âmbito do acordo a Novartis vai financiar a validação clínica (ensaios) necessária ao lançamento comercial e reter direitos de comercialização exclusivos do teste nos EUA.

O teste Xpert ® BCR-ABL Monitor, que detecta a translocação BCR-ABL, usa a tecnologia PCR em  em tempo real (RT-PCR), concebido como uma ajuda no controlo da (b3a2 e b2a2) p210 translocação em linfócitos do sangue periférico de pacientes com leucemia mielóide crônica.

A Novartis tem medicamentos nesta área terapêutica designadamente o Tasigna que foi aprovado para terapia de primeira linha em adultos crónico diagnosticados de novo em Junho nos EUA e está em processo de registo em outros países/regiões. A Novartis reforçou a sua divisão de diagnóstico recentemente com vista a suportar as suas actividades de saúde personalizada.

Ao entrar na oncologia personalizada através de uma colaboração pode estar a criar-se um modelo alternativo ao da Roche que usa tecnologia própria para desenvolver e comercializar os bio-marcadores. Um assunto seguramente a seguir com interesse.

Comentários

Faça o seu comentário

persodia.org

Invista 3 minutos por dia em informação / formação útil: indique o e-mail para onde serão enviadas as actualizações: