O que é Saúde Personalizada ?

sábado, 9 de outubro de 2010

A Saúde Personalizada baseia-se na observação de que pacientes com o mesmo diagnóstico reagem ao mesmo tratamento de formas diferentes; enquanto que uma tratamento pode ser altamente eficaz para um paciente, para outro com o mesmo diagnóstico pode não mostrar os resultados esperados.

As características de cada individuo, relacionadas ou não com a doença, determinam o modo de funcionamento dos tratamentos. Tratar todos os pacientes com um dado diagnóstico de forma igual ignora essa diferenças. Por outras palavras os tratamentos convencionais não são tão eficazes quanto poderiam ser e há um número considerável de pacientes com tratamentos inadequados que podem até causar reacções adversas em alguns casos.
A Saúde Personalizada consiste na utilização de biomarcadores para estratificar os pacientes de forma a proporcionar cuidados de saúde diferenciados em função das suas características biológicas. É uma forma mais precisa de gerir pacientes que tem em conta a crescente compreensão da causalidade das doenças, da forma de actuação dos tratamentos e da genética. Toma em conta com as diferenças entre os pacientes e baseia-se na pesquisa laboratorial sobre as vias e subtipos da doença com o auxílio de testes específicos. Esta abordagem é amplamente baseado em novos testes de diagnóstico que são realizados como parte de ou em adição ao diagnóstico convencional da doença. Esses testes visam continuar a analisar a doença em questão, a melhorar a caracterização dos doentes por subtipo da doença, de modo que o tratamento ideal pode ser identificado. Abordagens personalizadas de saúde também podem nos ajudar a compreender quais os factores que levam a diferenças na resposta às terapêuticas. Em alguns casos, o uso desses testes também podem ajudar a melhorar as decisões de dosagem de um medicamento, fazendo uma distinção entre certos pacientes que metabolizam os medicamentos mais rapidamente e outros que os metabolizam mais lentamente.
Cada pessoa tem características próprias; é por isso que pessoas diferentes reagem de formas diferentes aos tratamentos

A Saúde Personalizada potencialmente aumenta a eficácia e a segurança dos tratamentos. É uma abordagem que capitaliza sobre a nossa compreensão cada vez mais profunda da diferenças entre os pacientes, da base molecular de doenças e do mecanismo de funcionamento dos tratamento.

A implantação progressiva da Saúde Personalizada permitirá ganhos para todos os agentes da Saúde:
  • Pacientes: melhores cuidados de saúde (prevenção, maior eficácia e menor toxicidade)
  • Profissionais da saúde: melhores resultados, maior satisfação profissional
  • Industria farmacêutica: diferenciação pela inovação
  • Autoridades de Saúde: melhores cuidados, ganhos em Saúde
  • Reguladores: evidência do desempenho, maior segurança
  • Pagadores: custos selectivos, potencial redução dos mesmos.
Este tema será desenvolvido em breve mas convido-o desde já a deixar um comentário, uma pergunta ou sugestão. Subscreva persodia.org e mantenha-se saiba tudo sobre este importante tema em apenas 3 minutos por dia. Saudações !

Comentários

Uma resposta a “O que é Saúde Personalizada ?”

  1. Nadia
    26 de outubro de 2010 às 15:37

    Parabens pela iniciativa.O primeiro passo parece-me certeiro, sem dúvida que irei acompanhar este blog.
    "Saúde Personalizada" penso que há imenso para dizer sobre este tema e concerteza que poderá passar para uma area com um rico conteudo para auxiliar a Medicina e logicamente contribuir para o bem-estar da cidadania.
    Tenho alguns temas a propor que considero deveras importante para a actualidade e com impacto inovador, como por exemplo:
    - MCD para Intolerância alimentar versus Medicina Ortomolecular

    Irei desenvolver a minha ideia e envio o mail mais detalhado.

    Atenciosamente e felicitações pelo blog

Faça o seu comentário

persodia.org

Invista 3 minutos por dia em informação / formação útil: indique o e-mail para onde serão enviadas as actualizações: