O que é melhor, História Familiar ou Informação Genómica ?

sábado, 6 de novembro de 2010

As duas ! De acordo com um estudo recentemente anunciado pela American Society of Human Genetics uma boa história familiar acrescenta mais informação acerca do indíviduo do que as tecnologia genómicas que estão hoje ao dispor das pessoas. Considera a ASHG que a história familiar é assim o método de referência mas que o ideal é ter ambas as informações. O estudo parece não ter sido ainda revisto e é relativamente pequeno. webcast

Entre outras recomendações destaco:



  • a necessidade de um bom sistema de informação de história familiar (há vários disponíveis mas ainda imperfeitos ou pouco usados)
  • ser imperioso que este tipo de informações seja gerida por um profissional da área em conjunto com o médico de família.

Este parecer reforça as posições recentemente tomadas sobre a maturidade dos testes genómicos directos ao consumidor. Nesta fase do "campeonato" em que há muita frenesim à volta de descobertas interessantes mas apenas incrementais, sabes-se que não há testes simples que prediga o futuro preto-e-branco.

Para mim, é interessante (ainda assim) ter informação genómica ao meu dispor, não tomaria nenhuma decisão sem contar com a ponderação e bom senso que só um profissional competente pode oferecer. Claro!

Comentários

Faça o seu comentário

persodia.org

Invista 3 minutos por dia em informação / formação útil: indique o e-mail para onde serão enviadas as actualizações: