Porque que é que as farmácias investem em biomarcadores?

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

A Saúde personalizada tem uma componente muito visível que é frequentemente referida como uma barreira à adopção: quem paga os testes / biomarcadores. Em geral assume-se que se os benefícios forem evidentes e os custos dos testes inferiores aos benefícios tudo se arranjará mas a realidade é mais dura: há inúmeras inovações em Saúde que não passam disso mesmo por não haver um modelo de negócio associado que seja rentável para os stakeholders.

Em Portugal, os testes Her2 para o cancro da mama são pagos pelo Serviço de Saúde ainda que com algum apoio da Roche. Existem outros casos menos conhecidos em que as farmacêuticas assumem os custos dos biomarcadores necessário para identificar doentes ou classificar as patologias. Mas com a generalização do modelo quem irá pagar ?



Nos Estados Unidos, a Medco, é um caso interessante. Mais do que uma grande cadeia de farmácias (65 milhões de clientes), a Medco é uma tem inivad na forma como se relaciona com os seus clientes. Seguradoras, Empresas que oferecem programas de Saúde aos seus trabalhadores e outros intermediários da prestação de serviços.

A Medco tem interesses estratégicos em:
  • planos de saúde personalizados: 
  • promoção da saúde em geral
  • prescrição correcta para o doente
Assim visto já sentido a Medco investir em laboratórios, em propriedade intelectual e patentes na área dos biomarcadores:
  • melhor servir os doentes
  • evitar desperdício aos pagadores
  • ser melhor que a concorrência e ganhar negócio
Será que se pode fazer algo do género em Portugal?
hum... parece difícil para já, mas quiçá no futuro, a Medco já está na Europa e a ANF é uma organização dinâmica.

As actividades da Mecdo em farmacogenética são conduzidas principalmente pelo Medco Research Institute. A Medco reportou já que desde que se envolveu activamente na personalização dos tratamentos, o grau de aceitação e uso por parte dos médicos subiu fortemente, mais um ajuda para a implementação prática deste conceitos e práticas.

Comentários

Faça o seu comentário

persodia.org

Invista 3 minutos por dia em informação / formação útil: indique o e-mail para onde serão enviadas as actualizações: