Siemens apresenta inovação 2 em 1

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

A Siemens apresentou no passado dia 19 o primeiro aparelho de diagnóstico por imagem que integra ressonância magnética com tomografia por emmissão de positrões. A empresa anuncia que resolveu as dificuldades técnicas até agora existentes e apresentou os benefício principal:
num único procedimento consegue-se obter imagens extraordinárias ao nível morfológico e funcional aliadas com detalhes ao nível da actividade e metabolismo celular.

Segundo a empresa, esta tecnologia é a uma inovação que permitirá avançar a medicina personalizada. O inovador sistema é uma ferramenta valiosa para a identificação de doenças neurológicas, oncológicas e cardíacas suportando assim o planeamento de terapêuticas adequadas a cada caso.

A jeito de comentário, ...
as tecnologias de diagnóstico por imagem continuam a surpreender-nos pela precisão e qualidade das imagens. A sua utilidade no diagnóstico parece indiscutivel e a taxa de utilização actual confirma isso mesmo. As imagens aproximam-se agora do nível celular, uma das limitações dos procedimentos actuais. Evidentemente que os custos e a necessidade de equipamento pesado colocam algumas dificuldades na utilização massificada destas tecnologias; no entanto os custos vão-se esbatendo com o tempo (veja-se o que se passou com os preços das TAC ao longo do tempo).

De notar que, apesar do elevado potencial, ainda não existem aplicações médicas concretas para esta tecnologia.

nota de imprensa da Siemens

Comentários

Faça o seu comentário

persodia.org

Invista 3 minutos por dia em informação / formação útil: indique o e-mail para onde serão enviadas as actualizações: