Startup de Coimbra lança teste que promete mais eficiência na detecção precoce do cancro colorectal

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

A Infogene, startup de prestação de serviços laboratoriais baseada no Instituto Pedro Nunes em Coimbra, anunciou recentemente que está apta a prestar serviços laboratoriais para despiste precoce do cancro colorectal, Oncoalert (ver reportagem TV aqui).

Segundo Rui Nobre, Doutorado em Ciências e Tecnologias da Saúde e um dos fundadores da empresa, Para tal, a empresa conta já com a colaboração das Clínicas Plena Saúde para a recolha de sangue nos distritos de Coimbra e Aveiro (link ) e, a curto prazo, pretende estender a colheita a todo o território nacional.

Segundo Rui Nobre, o serviço OncoAlert surgiu do esforço conjunto e colaboração entre a Infogene, a a Epigenomics e vários institutos de investigação europeus e norte-americanos. À Infogene coube a tarefa de optimizar e validar todo o protocolo experimental desenvolvido de detecção de ADN tumoral no sangue para uma plataforma específica de PCR em tempo real. O serviço já foi lançado no mercado, custa 249 euros e possui uma sensibilidade de 70% e especificidade de 90%. Para saber tudo acerca deste novo serviço, basta
aceder ao site Oncoalert.

O cancro colorectal está sob a mira das autoridades de saúde que reconhecem a necessidade de haver detecção precoce eficaz, prática e conveniente para os doentes. O teste geralmente usado para o efeito é a pesquisa de sangue oculto nas fezes (método imunológico) que apresenta uma eficiência relativamente baixa pelo que este serviço vem dar resposta a uma necessidade de saude concreta: mais eficiência e comodidade o que aumenta a adesão aos programas de rastreio, detecção de precoce e tomada de medidas terapeuticas.

A Infogene anuncia, ainda, que está a desenvolver um teste de sopro para o cancro do pulmão e que em 2011 lançará no mercado o seu kit de auto-colheita de células do colo uterino para o rastreio do Papilomavírus humano (HPV), projecto vencedor da 3ª edição do prémio BES inovação (link).

Comentários

Faça o seu comentário

persodia.org

Invista 3 minutos por dia em informação / formação útil: indique o e-mail para onde serão enviadas as actualizações: