Laboratório de Genética Médica do Porto (CGC Genetics) alvo do interesse jornalístico internacional

quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Desde que voltei a Portugal (2007) tenho vindo a acompanhar o desenvolvimento do Laboratório de Genética Médica Prof. Dr. Amândio Tavares, mais recentemente denominado CGC Genetics, superiormente dirigido pela Profª Purificação Tavares. Lembro-me de o visitar em 1998 e ter ficado com a ideia que "apenas" fazia citogenética, uma técnica naquela altura com aplicações muito especificas, mas desde essa altura muita coisa aconteceu.

O que mais me impressiona é a combinação de rigor científico, demonstrado pelas inúmeras certificações que alcançou, com o espírito empresarial audaz e ambicioso, evidente pela internacionalização decidida que têm sido alvo de várias notícias na imprensa.

Recentemente fiz até um post relativo ao lançamento de um teste de elevado desempenho para avaliação de risco de cancro colo-rectal, uma tecnologia disponível em poucos laboratórios ao nível mundial.

Tomamos hoje conhecimento de uma notícia publicada no
Genoweb sobre o CGC Genetics que me deixou muito orgulhoso como Português. O Genoweb é um dos jornais on-line de maior alcance (audiência) alcançada talvez graças à qualidade dos seus artigos e à rapidez com que trata as matérias. A reportagem no GenomeWeb coloca o CGC Genetics no grupo dos laboratórios pioneiros, senão vejamos (está tudo no artigo mas em inglês)

Através do artigo sabemos já que o CGC Genetics tem a capacidade de trabalhar e desenvolver aplicações usando uma plataforma de media capacidade mas muito flexível para identificação de simultânea de até 384 SNIPs (alterações ou erros nas sequências de dna do genoma de um dado indivíduo). A flexibilidade deriva do facto de se trabalhar em meio líquido e de se poder ajustar os testes ao SNIPs de interesse à medida que a ciência avança. Tudo isto com rapidez e robustez.

Não sendo o único laboratório de diagnóstico em Portugal a trabalhar na crista da onda, é com satisfação que assinalamos a projecção internacional que o CGC Genetics está a alcançar. Também nesta área dos serviços estamos na vanguarda, parabéns aos profissionais da CGC Genetics.

Comentários

Uma resposta a “Laboratório de Genética Médica do Porto (CGC Genetics) alvo do interesse jornalístico internacional”

  1. Hendrik Friedheim
    23 de abril de 2018 às 00:29

    Thank you, I have just been looking for information about this subject for ages and yours is the best I've found out till now. But, what in regards to the bottom line? Are you sure concerning the source? facebook.com login

Faça o seu comentário

persodia.org

Invista 3 minutos por dia em informação / formação útil: indique o e-mail para onde serão enviadas as actualizações: